quinta-feira, 30 de agosto de 2007

BIRKA



Ontem depois de muito tempo estava eu assistindo o programa Sem Censura, da TVE, quando de repente achei que eu estava sendo entrevistada. Como assim eu estava sendo entrevistada???? Peraí, como eu podia estar em dois lugares ao mesmo tempo????

É, não era eu. Na verdade era uma escritora que está lançando seu primeiro romance, Georgia Figueiredo, que escreveu "Birka - terras civilizadas".

Mas mesmo não sendo eu lá na TV eu ria e me identificava a cada resposta de Georgia, vendo sair da minha boca aquelas palavras:

_ Mas vc é escritora desde quando?
_ Ah desde sempre! Desde criança que eu já gostava de ler e escrever.....

_ Então vc era daquelas alunas que escreviam redações lindas que a professora sempre lia pra turma...
_ Não! Eu era daquelas que sofriam com as 20 linhas....(como assim só 20 linhas??? )

_ E foi por gostar de escrever que vc foi fazer jornalismo?
_É, mas eu fui enganada.

_Como assim??
_ Pq me disseram que como eu gostava de escrever eu tinha que fazer jornalismo pq ia me dar bem. Aí fui fazer, e de repente eu tinha que escrever aquilo que me mandavam, dentro de um certo espaço, com um certo número de linhas (de novo) e quem escolhia o que eu ia escrever não era eu!!! Aí eu vi que fui enganada e abondonei o jornalismo. Isso não era ser escritora!!!


Gente como assim??? Essa sou quase eu!!! Só falta eu publicar meu primeiro livro.....E ainda bem que percebi o erro do jornalismo na minha vida antes dela, e pulei fora!!!

Ainda adorei o fato de que esse livro que ela escreveu é totalmente inventado por ela (dã claro né, foi ela que escreveu!!!).
Mas o que acontece é que ela inventou tudo no livro, o lugar é fictício, os costumes, as lendas, o mundo do livro é totalmente inexistente, Birka não existe no nosso mapa!!
Normal isso para um escritor, mas é que durante a entrevista percebi que ela só poderia escrever desse jeito e adorei isso, parecia que ela tava se vingando, mostrando que agora quem mandava era ela.
E essa é a parte mais legal da coisa, a liberdade!!

Eu pensava que seria jornalista. Pensei isso a minha vida toda, muito por esse mesmo fator, o gostar de escrever. Mas quem foi que disse que todo mundo que gosta de ler e escrever tem que ser jornalista???
Eu gosto da profissão, gosto mesmo, mas acho que daqui, do lado de fora. Não sei se lá dentro eu iria gostar tanto assim.......

É melhor eu deixar como está e ir escrevendo o que me der na telha..... peraí que tá na hora de ir criar meu mundo.....

3 comentários:

Katia De Carli disse...

Mariana
Incrível como todo mundo que gosta de escrever acha que deve fazer jornalismo... foi assim comigo, e depois de velha! sem desculpa!
Acho que por isso não aceitei nenhum emprego (graças a Deus não preciso mais...) e só escrevo o que quero.
Fico esperando seu livro.
Antes de publicar o meu primeiro livro eu achava que era impossível... depois descobri que não é bem assim, a gente consegue, com esforço, mas cnsegue.
beijo e bom domingo

Juliana Lima disse...

Mary...olha, vou te confesar: a escritora na verdade era eu..estava de máscara e por isso vc não me reconheceu..KKKKKK. Brincadeiras à parte, eu também abracei o jornalismo engada, escrevo o que não quero, com quem não quero, sobre o que não quero, mas assim como ela estou abandonando o barco! Agora, sobre a quantidade de linhas...ainda tenho problemas na faculdade de Letras.

P.S. Quando é que vc vai fazer Letras, heim?! Vc vai adorar amiga..

O fantástico mundo de Maycon disse...

Oi amiga! Você foi a primeira pessoa a comentar no meu blog... Mas só hoje eu vi. Fiquei tão feliz. Não sei se você já passou em frente a locadora, mas passei por lá ontem e "tá tudo cinza sem você, tá tão vazio". Ficou chato, estranho passar ali. Mas fazer o que se é melhor pra você?? Que assim seja. Beijos querida. Adorei o seu blog!!!